SMG WEB

Ligue para o SMG: (11) 5575-9966
Hemsley Fraser, Unilever & SMG – Treinamento global com aplicação local PDF Imprimir E-mail

Desde 2007, o SMG vem ministrando treinamentos para gerentes da multinacional anglo-holandesa Unilever. Esses fazem parte de um projeto iniciado em 2006, com o objetivo de treinar a equipe gerencial da Unilever em todo o mundo.

Um trabalho longo e complexo. A Unilever está presente em mais de 150 países, possui milhares de gerentes e é reconhecida pela excelência na gestão de RH. Para que os treinamentos fossem realizados em escala global, a Unilever contratou a empresa inglesa Accenture para realizar o projeto. A Accenture, por sua vez, confiou a elaboração da programação e do material dos cursos à Hemsley Fraser (HF), empresa parceira do SMG e reconhecida por sua expertise.

A HF elaborou a programação de dezenas de cursos, utilizando metodologias atuais e conceitos teóricos profundos, mas muitos focados na realidade gerencial e nas exigências do cotidiano de trabalho. Esse material foi traduzido para diversas línguas e é utilizado pela rede de empresas parceiras da HF, que atuam como instrutoras em cada país.

No Brasil, uma das empresas às quais foi confiada a realização dos treinamentos é o SMG. "Tudo começou com um curso de Estratégia que nós demos em agosto de 2007 e que foi muito bem avaliado" - conta Helton Haddad, sócio-consultor do SMG - "Depois disso, eles quiseram que déssemos outros cursos, e nós vimos que tínhamos condições de entender e aplicar os conceitos utilizados pela Hemsley Fraser".

Desde então, o SMG já ministrou mais de 40 treinamentos. A maior parte foi realizada no estado de São Paulo, mas já houve até um curso ministrado em Assunção, Paraguai, em dezembro de 2008.Management Development Workshop

Alguns dos temas trabalhados foram:

  • Estratégia Avançada;
  • Times de Alta Performance; 
  • Gestão de Mudança;
  • Gestão de Risco;
  • Treinamento de Consultor Interno;
  • Habilidades de Entrevista;
  • Workshop de Desenvolvimento de Gerentes;
  • Conhecendo a si mesmo como líder. 

Além da excelente metodologia montada pela HF, os treinamentos contam com o compartilhamento da experiência dos instrutores, como explica Evandro Tenca, sócio-consultor do SMG também envolvido com a execução deste projeto: “Nós acrescentamos nossos casos, exemplos, contamos histórias empresariais que vivemos, passamos trechos de vídeos... assim tornamos os treinamentos mais pessoais e customizados à realidade local.

Helton Haddad com uma das turmas treinadas
Helton Haddad com uma das turmas treinadas
Após cada treinamento, há uma avaliação do nível de satisfação dos gerentes instruídos. Todos os cursos ministrados pelo SMG foram bem-avaliados e receberam elogios, um reconhecimento importante em um projeto com um grau de exigência tão alto.

Esforçando-se em propiciar a mesma formação a todos seus gerentes, ao mesmo tempo em que conta com instrutores específicos em cada país, a Unilever demonstra como põe em prática algo tantas vezes dito, mas de difícil aplicação: pensar globalmente e atuar localmente. Uma lição importante para empresas globais.

 

twitter-a.png
ico_facebook.gif link_botao_linkedin_1.png