Método de Marketing

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Método de Marketing

O Método PDCA e o Marketing

Leia o artigo inédito de Helton Haddad, intitulado “O Método e o Marketing”. Inspirado pela leitura do livro “O Verdadeiro Poder”, de Vicente Falconi, Helton comenta a utilização do PDCA na área de Marketing e nos projetos do SMG.

O “Método” e o Marketing

Por Helton Haddad

Li recentemente um ótimo livro: o Verdadeiro Poder, do Professor Vicente Falconi.

Falconi é consultor do INDG, famoso por sua atuação em grandes empresas, e tem sido alvo de reportagens recentes (foi capa da Revista Exame em dezembro de 2009).

O título é sugestivo – como diz Falconi, o verdadeiro poder está na prática do assim chamado “Método” e na análise das informações que geram ações e resultados.

O Método e o PDCA

Falconi conceitua “Método” como um caminho para se atingir resultados. Na prática, o Método é a aplicação do PDCA, um velho conceito da administração, amplamente conhecido, mas talvez não tão aplicado como deveria.

“PDCA” é sigla para “Plan”, “Do”, “Check” e “Action”, indicando o caminho para fazer o que foi planejado (Plan) ser executado (Do), com constante verificação (Check) e aplicação de ações corretivas se necessárias (Action).

É na simplicidade e na prática que estão as principais virtudes do Método.

Aplicação do Método em Marketing?

Toda abordagem do Método pode parecer muito mais aplicável às áreas técnicas e industriais. Não causa estranhamento nos dias de hoje uma empresa gerir sua área de produção com o PDCA, principalmente se considerarmos empresas de maior porte.

Mas na área de Marketing talvez ainda soe estranho imaginar que processos e controles de gestão como o PDCA pudessem ser aplicados.

Mesmo considerando o conceito mais amplo de Marketing, que vai muito além de só comunicação ou propaganda, ainda é de certa forma novidade pensar que as atividades de Marketing possam ser organizadas dentro de processos estruturados e controlados. Talvez um pouco pela visão de que Marketing é mais “arte” do que “ciência”…

Mas tenho acompanhado muitas empresas que conseguem se destacar justamente por aliar o lado mais criativo do Marketing com processos e procedimentos estruturados, controlados, com o velho e bom PDCA servindo como guia para a busca de resultados.

A área de Marketing tem muito a ganhar com a aplicação do Método e do PDCA!

O Método no SMG

No SMG, já há pelo menos 5 anos temos implantado o PDCA em nossos projetos. Usamos o PDCA e  as técnicas de gestão de projetos em cada serviço que prestamos a nossos clientes.

Isso porque acreditamos que os serviços profissionais de Marketing devem ser desenvolvidos e prestados com técnica e método.

Fizemos um grande esforço para implantar esta filosofia de trabalho, mas foi a nossa resposta às muitas críticas que ocorrem em relação a empresas de consultoria que, apesar de dominarem boas técnicas, têm grandes dificuldades de implantar novas práticas dentro dos clientes atendidos. O trabalho pode até ser desenvolvido por consultores que têm bom conhecimento, mas que agem no cliente sem uma sequência lógica de execução – um típico caso de “casa de ferreiro, espeto de pau”.

Um exemplo real: certa vez, conversando com um cliente, ouvi a sua reclamação em relação a um consultor de outra empresa que o atendeu em um projeto anterior. Segundo ele, este consultor era um profissional capacitado, professor de uma renomada escola de marketing. E também era “um cara legal”: extrovertido, ótimo nas conversas, empático com os problemas da empresa e bem competente em fazer alguns diagnósticos de problemas. Contudo, na hora de recomendar soluções, estas eram “soltas”, sem a definição clara do que fazer, pois paravam na análise, não avançavam para a execução (usando o PDCA, poderia se dizer que foi uma consultoria de “P”, mas sem o “DCA”!).

Minha crença é que os resultados são alcançados de maneira muito mais fácil quando os processos da consultoria seguem o PDCA. Sem isso, a própria imagem da consultoria vai por água abaixo… afinal, todos conhecemos piadas sobre consultores, não é verdade?

No SMG, estamos sempre buscando nos aperfeiçoar. Pelo feedback dos clientes, hoje já conseguimos oferecer uma qualidade de execução de projeto acima da média de concorrentes similares. Nosso “segredo do sucesso”: usamos o PDCA nos nossos projetos!

E como ser metódico, mas também criativo?

Este é outro desafio que tentamos sempre executar nos nosso projetos de consultoria e pesquisa: manter o método de trabalho afiado no sentido de cumprir  todos os passos desenhados, mas ao mesmo tempo manter a mente aberta para as “sacadas estratégicas” que diferenciam realmente cada empresa.

Somos perfeitos nisso no SMG? Ainda não! Pois é parte do Método a busca da melhoria contínua. Mas posso assegurar que temos obtido bons resultados com nossos clientes.

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