Para 2020... 20 Perguntas para o seu plano de marketing e vendas!

By in ,
1863
Para 2020... 20 Perguntas para o seu plano de marketing e vendas!

Por Helton Haddad

No começo de 2019, escrevi e enviei um artigo com as “16 perguntas” que poderiam ajudar nossos clientes e amigos a repensarem suas estratégias de marketing e vendas.

Agora que estamos chegando ao final do ano, parece fazer todo o sentido projetarmos esta discussão para 2020… que já está quase aí!

Não resisti ampliar as 16 perguntas para 20… 20 perguntas para 2020! 

As 16 perguntas lidavam com duas linhas de ação:

  • Buscar o máximo de eficiência no seu sistema de marketing e vendas atual; 
  • Preparar a empresa para um crescimento de negócios no médio-longo prazo.

Acrescentei mais uma nova linha, com mais 4 perguntas: 

  • Inovação na nova década.

Veja por favor como ficou…

Eficiência… como estamos  – 9 perguntas revisadas

1- Como está o seu posicionamento de mercado? 

2- Seus segmentos de mercado prioritários seguem os mesmos? 

3- Há como ampliar seus produtos e serviços para os seu já clientes? 

4- Há novos segmentos de mercado, para a expansão de negócios explorando novos produtos ou novos mercados? 

5- Dá para enxugar sua linha atual de produtos e serviços para 2020, reduzindo custos? 

6- Sua empresa poderia oferecer em 2020 algum benefício adicional para os seus clientes em termos de preço, como parcelamentos, carências, reciprocidades? 

7- E o seu processo de vendas, você está com bons vendedores, bem treinados e focados nas metas? 

8- Há alguma integração adicional que você pode realizar entre as mídias tradicionais, mídias alternativas e digitais?

9- As suas métricas e controles podem ser aperfeiçoados em 2020?

7 perguntas para o crescimento a médio-longo prazo

10- Em quais mercados você atuará com sucesso nos próximos em 2020, 2021 e 2022?

11- Por onde começamos em 2020?

12- Haverá crescimento ou consolidação do negócio no período?

13- O que será prioritário para a empresa, “necessidade de estrutura”, “de capital”, ou de ambos

14- Recursos disponíveis: você terá caixa para bancar o crescimento? Poderá contar com aportes de capital ou de investidores? Há um plano para isso?

15- A empresa estará preparada para ampliar o seu marketing mix, frente às novas oportunidades? 

16- Em 2020, quais novas tecnologias você pretende usar no seu negócio? 

E 4 perguntas de inovação na nova década

17- Como está sendo o impacto da transformação digital no seu ramo de negócio?

18- O comportamento do seu consumidor está em modificação? Quais tendências você visualiza?

19- Concorrentes no novo cenário da década de 20: você já identificou novos entrantes no seu ramo?  E como combatê-los?

20- Sua equipe: ela está preparada e treinada para os desafios que virão? Qual sua estratégia de formação & desenvolvimento de pessoas e retenção de talentos?

Boas perguntas? Espero que elas sejam úteis no seu planejamento! 

Dica prática para o uso: converse com sua equipe, monte “por escrito” o seu Plano 2020. E se quiser trocar um ideia sobre isso tudo, é só me avisar.

Bons planos! E que esta seja sua melhor década!

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixar sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *