Case Schick Bin

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Case Schick Bin

Após 53 anos fabricando peças para a indústria têxtil, a Schick Bin resolveu se modernizar, e, para isso, abriu parceria com o SMG. Saiba mais sobre o processo e os frutos dessa modernização no case abaixo.

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O cliente:

A Schick Bin não teve sempre esse nome. O projeto que se tornaria a empresa começou em 1956, quando os irmãos Guilherme e Roberto Schick abriram sociedade com o sobrinho Cyro Bin para fundar a Técnica Industrial Platina Ltda, uma fornecedora de peças para a indústria têxtil. A empresa ganhou o nome atual em 1969, após uma série de inovações que tornaram a Schick Bin a única empresa de capital 100% nacional a fabricar platinas.

Hoje em dia a Schick Bin é comandada por Valdir Schick e Cyro Bin.

 

O problema:

A Schick Bin começou a trabalhar com o SMG em 2009. Eles estavam em um momento de transição, com parte da família saindo da gestão para abrir outro negócio. A ideia do Valdir e do Cyro era modernizar a empresa, então com 53 anos.

O diagnóstico:

Após estudarmos documentos e informações que a Schick Bin havia levantado, complementamos com estudos de carteira de clientes, de mercado, concentração de carteira, curva abc da distribuição dos faturamentos por clientes, risco associado e fizemos uma pesquisa para ver como os principais players do mercado viam nosso cliente.

Concluímos que a Schick Bin tinha grande parte do seu faturamento ligado a uma única empresa, o que gerava um risco muito grande. Se essa empresa por qualquer motivo deixasse de fazer o pedido, resolvesse trocar de fornecedor ou tivesse qualquer problema financeiro, a Schick Bin teria sérios prejuízos. Era necessário expandir a carteira de clientes, e isso pedia por mais agressividade na área comercial.

Plano e execução:

Começamos mudando o projeto de comunicação. O site era uma ferramenta de busca de clientes muito importante, mas deixada de lado. Alinhando o planejamento com o Valdir, o SMG contratou uma agência e um fotógrafo para fazer um trabalho promocional com as peças.

Desenhamos um planejamento estratégico para aumentar a carteira. A Schick Bin começou a prospectar e reestruturou sua área interna de vendas, mas uma pesquisa de satisfação com os vendedores revelou que eles estavam desmotivados com a política de remuneração. Foi feito um estudo financeiro cruzando a remuneração paga aos vendedores com o quanto ela gerava em vendas, e percebemos que, no caso da Schick Bin, melhorar o pagamento iria aumentar de 10 a 15 o volume de vendas – e por conseguinte o lucro.

Esse projeto grande de reestruturação durou por volta de um ano, e quando ele terminou o SMG foi contratado para dar assessoria contínua com coaching estratégico junto ao Valdir. Atualmente, auxiliamos nas decisões estratégicas, fazemos a análise de custo da empresa, e assessoramos a parte de vendas, de marketing e a parte financeira da Schick Bin.

Os resultados:

A empresa teve ganho operacional. Conseguiu maximizar a produção de alguns setores reduzindo mão de obra, e ganhar mercado com a reestruturação da área de vendas. Esses passos foram essenciais para que a Schick Bin tivesse um faturamento estável durante a crise econômica enquanto outras malharias estavam passando por dificuldades.

Se antes 100% do faturamento da Schick Bin vinha de um único comprador, hoje esse comprador representa 15%.

Leia a seguir o relato feito pelo Valdir Schick, diretor-proprietário da Schick Bin:

“Desde o começo a nossa interação com o SMG foi muito boa, tranquila mas cheia de questionamentos e respostas. Nossa empresa tem 56 anos de vida, mas é como o ditado fala, santo de casa não faz milagre. Às vezes você está com a solução na frente e não consegue enxergar, e nessas horas a experiência do consultor tem nos ajudado muito. Nossa logística, por exemplo, melhorou muito. Passamos a focar em 2 ou 3 tipos de produto em vez de dispersar, ficou muito mais fácil gerenciar as pessoas e a produção. A consultoria nos ajuda a focar no que é o melhor para a empresa. No nosso caso, precisamos fazer produtos de preços acessíveis e qualidade muito boa porque nossos maiores concorrentes são alemães. Por isso precisamos ser cada vez mais eficientes e nisso o SMG tem ajudado muito. ”

— Valdir Schick, diretor-proprietário da Schick Bin

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